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Estresse na atualidade

Não tem como negar, o estresse é um dos maiores vilões da vida moderna. Todos os dias dificuldades cruzam nosso caminho tais como doenças, desemprego, brigas, mudanças na vida, pensamentos, sentimentos e a forma como reagimos às situações, pode produzir um quadro negativo.
O estresse é a forma como o nosso corpo reage quando precisa lidar com situações de exigem um grande esforço emocional para serem superadas. Uma pessoa pode estar pouco ou muito estressada e a forma como cada indivíduo reage ao estresse também pode ser diferente.
Estresse bom
Parece difícil de acreditar, mas ele existe! Este tipo de estresse é o que nos ajuda a enfrentar situações de emergência, pois libera adrenalina que gera energia e vigor para enfrentarmos qualquer adversidade.
Estresse Ruim
Já o estresse ruim é nocivo à saúde, pois à medida que persiste é mais difícil reduzi-lo.
Os sintomas frequentes deste tipo de estresse são:

  • Cansaço mental;
  • Dificuldade de concentração e perda de memória imediata;
  • Apatia ou indiferença emocional;
  • Problemas de pele;
  • Queda de cabelo;
  • Perda ou ganho de peso;
  • Desânimo, ansiedade e/ou crises de pânico;
  • Pressão alta;
  • Alteração dos níveis de colesterol e triglicérides, entre outros.
Como controlar o estresse?
  • Alimentação: Procure fazer refeições ricas em legumes, verduras e frutas, com diminuição do consumo de gordura, chocolate, café, refrigerantes e sal. Lembre-se, reduzir não quer dizer eliminar estes alimentos, nada vale se ficar estressado por isso!
  • Exercício físico: Todo exercício físico traz benefícios, não só a saúde física como mental. Descubra o exercício que mais te dá prazer e, antes de iniciar, consulte um médico para avaliar suas condições físicas;
  • Relaxamento: essa é difícil para quem está com quadro de estresse, mas realizar técnicas de relaxamento e respiração trazem equilíbrio e irão auxiliar controlar sentimentos e diminuir os riscos de doenças e de uma possível crise de estresse;
  • Estabilidade emocional: procure prazer em cada atividade que você realiza, ambiente em que convive e nos relacionamentos. Tenha pensamentos positivos e aprenda a controlar melhor o seu tempo.
  • Sono de qualidade: dormir bem faz bem, não só ao corpo, mas à mente. Procure dormir em um ambiente tranquilo, de preferência no escuro. Não durma ao lado de aparelhos eletrônicos e tomar um chá de camomila antes de ir para a cama, ajuda a relaxar.
Saiba que não só os adultos que ficam estressados, devemos ficar atentos às crianças também, pois a pressão sobre eles, muitas vezes, é maior do que deveria ser. Observar como as crianças reagem a situações de conflito entre pais, morte na família, mudança de cidade ou escola, bullying ou professores inadequados, é importante.
Além disso, os pais devem refletir se não estão impondo atividades em excesso. Cabe ao pais ajudar a diminuir a pressão, protegê-los na medida certa e dialogar sempre, conversando sobre as situações que o estressam e de como lidar com elas.
Cultive o autocontrole e adote hábitos saudáveis que lhe tragam conhecimento e equilíbrio.
Fonte: http://programasaudeativa.com.br/materias/estresse/estresse-estresse-na-atualidade

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